Siga-nos

OiCanadá

Dinheiro

Gastos com transporte público não terão mais restituição no Imposto de Renda

“Corte de incentivos”, levante a mão quem já ouviu esse mantra pelo menos umas 547 vezes nos últimos meses, semanas ou dias. Pronto, pode abaixar sua mão. A guilhotina é mundial, my brother. Não é privilégio do Brasil, do Suriname, da Guatemala. No Canadá a faca também anda afiada. Agora, gastos com o TTC (Toronto Transit Commission) não serão mais parcialmente restituídos no Imposto de Renda canadense, sorry.

Lembro-me a primeira vez que fiz minha declaração de Imposto de Renda no Canadá. Foi meio confuso, mas consegui. Tinham muitas coisas diferentes das costumeiras declarações que fazia no Brasil. Uma delas era: mostrar meus gastos com o TTC e GO Presto, declarar esses valores e pegar de volta 15% da bufunfa. Bom, né? Então, esse “direito” acabou. Não passou no Orçamento. Mantra: “corte de gastos”.

O povão não gostou muito da notícia. E o TTC passa a ser o vilão da história. Meio copo vazio, saca. Pra muitos, este corte orçamentário desestabilizou totalmente a planilha dos gastos pessoais. Consequência: não usa mais o transporte público. Hashtag #TTC (Take The Car). Não acredita? Foi 1.7 milhão de passageiros abaixo do esperado pelo próprio TTC, só em janeiro. A verdade é que por aqui cada centavo vale muito, e o corte de gastos também vale em casa.

Leia também: Nível de satisfação de público do TTC atinge recorde histórico.


1 Comentário

1 Comentário

  1. Carlos

    29/mar/2017 at 08:24

    Olha…Se voce Faz o seu income tax aqui no Canada em seu Sin number, ja nao se deduz o Transporte publico. Entao, Nada de novidade essa noticia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pablo Marcelo
Pablo Marcelo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

Mais em: Dinheiro

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Posts Populares

Topo