Siga-nos

OiCanadá

Cultura

Uma cidade acessível

Rampas de acesso espalhadas pela cidade, elevadores nas estações de metrô, shoppings, lojas e aeroportos, portas automáticas em todos os locais e ônibus exclusivos e adaptados para as pessoas com deficiência. Pode parecer um sonho mas, felizmente, essa é a realidade de Toronto, uma cidade acessível que proporciona às pessoas com deficiência, com dificuldade de locomoção e idosos, o direito de ir e vir com tranquilidade.

A quantidade de cadeirantes que circulam sozinhos pelas ruas de Toronto e utilizam com louvor os meios de transporte são a prova de que a cidade é preparada para eles. Em todas as pistas há rampas de acesso e não existem buracos ou desníveis no asfalto que atrapalhem as passagens. Assim, quem utiliza cadeira de rodas tem a opção de frequentar qualquer local sem dificuldades.

O mesmo vale para as estações de metrô, quase todas com elevadores e alguns em construção. Dentro dos vagões e ônibus, há espaço reservado para pessoas com deficiência, idosos e gestantes, além de espaço adequado para passagem de uma pessoa com cadeiras de rodas. É admirável a facilidade de locomoção dentro e fora do TTC.

A acessibilidade em Toronto é encontrada até mesmo na hora de abrir as portas dos shoppings, metrô, bancos, lojas e até mesmo das salas-de-aula. As portas são automáticas e contam com um botão na lateral com símbolo de acessibilidade para que as pessoas com dificuldades apenas o apertem. Assim, não há necessidade de empurrar as portas – normalmente muito pesadas -, nem de pedir ajuda de terceiros. Isso tudo facilita o trânsito livre e independente das pessoas com deficiência física.

Wheel Trans

O governo de Toronto foi muito além no quesito acessibilidade e implantou um ônibus exclusivo para pessoas com deficiência, o Wheel Trans. O serviço é direcionado às pessoas que comprovem real necessidade baseado no nível de mobilidade física. Segundo informações, após passar por entrevistas e estar apto para utilizar o serviço, é preciso apenas marcar e agendar os horários. O transporte é completamente adaptado, com rampas e barras, e o motorista é treinado para ajudar o usuário.

Eu já tive a oportunidade de ver o serviço funcionando próximo à estação da Dufferin e fiquei admirada com o profissionalismo e tecnologia. As feições de satisfação da senhora que o utilizava me fizeram ter certeza da qualidade do serviço.

Toronto é uma cidade digna de aplausos quando o assunto é acessibilidade. Repito que para comprovar isso basta ver na rua a quantidade de pessoas com deficiência que vivem com independência e qualidade de vida.

Para mais informações sobre Wheel Trans, acesse o site do TTC.

Você pode ver o serviço em funcionamento no vídeo publicado pelo OiCanadá, Transporte público descomplicado.


3 Comentários

3 Comments

  1. Joao Carlos Christovam Teixeira

    03/nov/2013 at 13:21

    Concordo com quase tudo, menos com a parte de ter ônibus especiais. Como já acontece em varias cidades do mundo, o portador de algum tipo de limitação física não deve ser tratado como especial, não deve entrar por outro lugar, usar outro ônibus e sim o mesmo daquele que não tem nenhuma limitação. Acessibilidade não é apenas dar acesso, mas sim dizer que todos são iguais e poder ir e vir pelos menos caminhos.

    • Rosana

      18/dez/2018 at 11:33

      Mas aqui em Toronto eles também têm acesso aos mesmos ônibus que todos nós usamos, o wheel trans é somente mais um plus????

  2. MOEMA DE SÁ

    21/ago/2012 at 19:48

    Adorei a matéria. Quero outras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Marcela Sá

Marcela Sá é brasiliense e formada em Jornalismo. Morou em Toronto quatro meses e se apaixonou pela cidade. Atualmente é coordenadora da Assessoria de Comunicação da Associação Nacional dos Procuradores Federais (ANPAF), em Brasília.

Mais em: Cultura

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Posts Populares

Topo